segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Arquitecto Português de Ouro


O arquitecto português Jorge Graça Costa ganhou a medalha de ouro do concurso internacional de design organizado pela Fundação Japonesa de Design, no valor de 10 mil dólares (sensivelmente o mesmo em euros).
Jorge Graça Costa, de 35 anos, o único europeu a ser distinguido, apenas foi suplantado pelo japonês Ryuichi Tabu, a quem foi atribuído o grande prémio deste certame. Secundando o arquitecto português, a medalha de prata foi para a China (CAO dawei). E foram atribuídas duas medalhas de bronze para Shie Ta-lin, Lin Ten-Wei e Kuo Zealot (Taiwan) e para Kentarou Morita, Kazuki Nakamura e Tarou Mori (Japão).
Jorge Graça Costa recebeu o prémio no Centro Internacional de Convenções de Osaka, no «workshop» que juntou os 18 finalistas, em Fevereiro. Estar incluído nestes finalistas (criteriosamente escolhidos de cerca de 900 candidatos), que ganharam o direito de apresentar os seus projectos perante 160 representantes de empresas japonesas, teria sido já uma proeza significativa.
Aproveitar a água…Num concurso que tinha por tema a «Energia - Vida sustentável», Jorge Graça Costa concebeu o projecto «See-Trough Wall» (Parede de Água, numa tradução livre), um sistema ecológico em que o aproveitamento da água (pluvial ou da rede) desempenha um papel fundamental no aumento da eficiência energética e no combate ao desperdício.
A Parede de Água é constituída por um vidro triplo, com dois espaços entre os vidros, que formam caixas-de-ar. No Inverno, um dos espaços é preenchido por água (condutor de calor) e o outro, mais próximo do exterior, por ar (isolante de calor). No Verão, ambos os espaços são preenchidos por ar.
O sistema é baseado num aproveitamento das águas da chuva, que são recolhidas num tanque e armazenadas, sendo usadas para descargas domésticas, para o jardim e piscina. A água é filtrada e bombeada para as paredes do sistema idealizado pelo arquitecto.
Informação retirada de :www.alagamares.net

Sem comentários: