terça-feira, 18 de novembro de 2008

Arquitectos escolhem os dez edifícios mais "verdes" dos Estados Unidos


O Instituto norte-americano dos Arquitectos seleccionou e anunciou os dez melhores edifícios construídos nos Estados Unidos, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, na iniciativa "Top 10 Green Awards".

"O que poucas pessoas pensam é que os edifícios têm o maior dos impactos nas alterações climáticas – mais do que o sector dos transportes e a indústria – porque eles consomem muita electricidade e gás natural e são abastecidos por centrais que elas próprias emitem dióxido de carbono", comentou o porta-voz do Instituto dos Arquitectos, Scott Frank. Os vencedores deste concurso mostram que muitas inovações eficientes de design não representam mais um custo a adicionar à construção do edifício, especialmente se pensarmos na duração de vida do edifício, disse Frank.

Entre os vencedores estão o Centro Artistas para a Humanidade em Boston, Massachusetts (cujo relvado é irrigado por água da chuva colhida no telhado) e o Centro internacional Heifer (na imagem), Little Rock, Arkansas (onde a água usada nos lavatórios e bebedouros, bem como a água da chuva são reutilizadas nas casas-de-banho).
Informação retirada de: www.arquitectura.pt

Sem comentários: