segunda-feira, 24 de novembro de 2008


Exposição "Mundo Perfeito- Fotografias de Fernando Guerra"


De 13 Novembro a 19 de Dezembro


Encontram-se patentes no Auditório da Sede da Ordem dos Arquitectos cerca de cem fotografias da Exposição Mundo Perfeito- Fotografias de Fernando Guerra, que esteve no Espaço de Exposições da FAUP de 28 de Abril a 6 de Junho. A mostra reúne cerca de cem fotografias de obras de Souto de Moura, Alexandre Alves Costa/Sérgio Fernandez, Adalberto Dias, Manuel Graça Dias/Egas José Vieira, João Luís Carrilho da Graça, João Mendes Ribeiro, entre outros, sendo que metade das quais são fotografias de projectos de Álvaro Siza.

A Exposição inaugurou no passado dia 13 de Novembro e poderá ser visitada até 19 de Dezembro, das 10h às 19h ( dias úteis).
Informação retirada de: www.fa.up.pt/

Arquitecto Português de Ouro


O arquitecto português Jorge Graça Costa ganhou a medalha de ouro do concurso internacional de design organizado pela Fundação Japonesa de Design, no valor de 10 mil dólares (sensivelmente o mesmo em euros).
Jorge Graça Costa, de 35 anos, o único europeu a ser distinguido, apenas foi suplantado pelo japonês Ryuichi Tabu, a quem foi atribuído o grande prémio deste certame. Secundando o arquitecto português, a medalha de prata foi para a China (CAO dawei). E foram atribuídas duas medalhas de bronze para Shie Ta-lin, Lin Ten-Wei e Kuo Zealot (Taiwan) e para Kentarou Morita, Kazuki Nakamura e Tarou Mori (Japão).
Jorge Graça Costa recebeu o prémio no Centro Internacional de Convenções de Osaka, no «workshop» que juntou os 18 finalistas, em Fevereiro. Estar incluído nestes finalistas (criteriosamente escolhidos de cerca de 900 candidatos), que ganharam o direito de apresentar os seus projectos perante 160 representantes de empresas japonesas, teria sido já uma proeza significativa.
Aproveitar a água…Num concurso que tinha por tema a «Energia - Vida sustentável», Jorge Graça Costa concebeu o projecto «See-Trough Wall» (Parede de Água, numa tradução livre), um sistema ecológico em que o aproveitamento da água (pluvial ou da rede) desempenha um papel fundamental no aumento da eficiência energética e no combate ao desperdício.
A Parede de Água é constituída por um vidro triplo, com dois espaços entre os vidros, que formam caixas-de-ar. No Inverno, um dos espaços é preenchido por água (condutor de calor) e o outro, mais próximo do exterior, por ar (isolante de calor). No Verão, ambos os espaços são preenchidos por ar.
O sistema é baseado num aproveitamento das águas da chuva, que são recolhidas num tanque e armazenadas, sendo usadas para descargas domésticas, para o jardim e piscina. A água é filtrada e bombeada para as paredes do sistema idealizado pelo arquitecto.
Informação retirada de :www.alagamares.net

terça-feira, 18 de novembro de 2008

10 Melhores Jovens Arquitectos Portugueses

O site de arquitectura italiano New Italian Blood elegeu os 10 Melhores jovens Arquitectos Poortugueses. Depois de Espanha e de França foi a vez de Portugal. A selecção nacional de esperanças da nossa arquitectura é de peso. Os dez nomes seleccionados foram:

1. Nuno Brandão Costa - Porto
2. A.S* Atelier de Santos - Lisboa
3. NBAA Nadir Bonaccorso - Lisboa
4. E-Studio - Lisboa
5. Atelier Mob - Lisboa
6. S'A Arquitectos - Lisboa
7. Caudio Vilarinho - Porto
8. Bernardo Rodrigues - Porto
9. PM-Arq - Lisboa
10. MOOV - Lisboa


Informação retirada de: www.newitalianblood.com

Exposições em Serralves


1 de Novembro de 2008 a 18 de Janeiro de 2009


Juan Muñoz : Uma Retrospectiva (MUSEU)
Esta exposição documenta o carácter extraordinariamente inovador e abrangente da obra de Muñoz em vários domínios – escultura, instalação e desenho. Entre outras séries, serão exibidos os esboços da famosa série Raincoat Drawings [Desenhos em impermeável].



22 de Novembro de 2008 a 15 de Março de 2009


Christopher Wool (Museu)


Christopher Wool é um pintor altamente considerado pertencente à geração intermédia que, desde os anos 1980, explora de formas inovadoras e inéditas as principais preocupações da pintura: as relações entre o plano do quadro e as formas a ele aplicadas, os contrastes de cor entre o preto e o branco, o pictórico e o gráfico, o único e o reproduzido, A exposição do artista em Serralves acompanha a migração da imagística abstracta por diferentes meios de representação, nomeadamente a pintura livre e a serigrafia.

Informação retirada de: www.serralves.pt

Arquitectos escolhem os dez edifícios mais "verdes" dos Estados Unidos


O Instituto norte-americano dos Arquitectos seleccionou e anunciou os dez melhores edifícios construídos nos Estados Unidos, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, na iniciativa "Top 10 Green Awards".

"O que poucas pessoas pensam é que os edifícios têm o maior dos impactos nas alterações climáticas – mais do que o sector dos transportes e a indústria – porque eles consomem muita electricidade e gás natural e são abastecidos por centrais que elas próprias emitem dióxido de carbono", comentou o porta-voz do Instituto dos Arquitectos, Scott Frank. Os vencedores deste concurso mostram que muitas inovações eficientes de design não representam mais um custo a adicionar à construção do edifício, especialmente se pensarmos na duração de vida do edifício, disse Frank.

Entre os vencedores estão o Centro Artistas para a Humanidade em Boston, Massachusetts (cujo relvado é irrigado por água da chuva colhida no telhado) e o Centro internacional Heifer (na imagem), Little Rock, Arkansas (onde a água usada nos lavatórios e bebedouros, bem como a água da chuva são reutilizadas nas casas-de-banho).
Informação retirada de: www.arquitectura.pt