quinta-feira, 28 de maio de 2009

Arquitectura religiosa em debate em Famalicão
As novas tendências da arquitectura religiosa, incluindo a sua componente técnica, vão estar em debate, em Famalicão a 05 e 06 de Junho, disse hoje à Lusa fonte da organização do evento.
O Fórum de Arquitectura Religiosa, realiza-se na Casa das Artes, numa iniciativa da Turel - Cooperativa de Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso.
"As mudanças de mentalidade no seio da Igreja Católica têm obrigado os responsáveis a reflectir sobre as novas tendências de construção do património religioso", disse hoje à Lusa o cónego José Paulo Abreu, que preside à Turel.
Este Fórum, que é pioneiro na análise e debate da construção, conservação e restauro do património religioso, visa "analisar as novas tendências e técnicas de construção, conservação e restauro do património arquitectónico de origem religiosa".
O debate vai também abranger as estratégias para a construção de edifícios religiosos e suas as especificidades, estando prevista a apresentação de experiências nacionais e internacionais nesta área.
José Paulo Abreu chamou a atenção para importância em Portugal do património religioso, que constitui "cerca de 75 por cento do total existente".
"A construção de novos edifícios religiosos tem representado um grande desafio para arquitectos e empresas de construção", acrescentou.
A arquitectura religiosa assenta essencialmente nos edifícios destinados ao culto, igrejas, santuários e capelas, entre outros.

Sem comentários: